Prontuários Médicos: mudança significativa para o setor da saúde

Prontuários médicos
Gostou? Compartilha!

Publicada nova lei que desobriga o arquivamento de prontuários médicos.

Foi publicada no dia 28 de Dezembro de 2018, nova Lei (n° 13.787) que desobriga o arquivamento de prontuários físicos. 
A partir desta data está aprovada a digitalização e a utilização de sistemas informatizados para a guarda, o armazenamento e o manuseio de prontuário de pacientes, alterando o funcionamento desses serviços na rede hospitalar.

Isso quer dizer que se você digitalizar os prontuários médicos de acordo com as diretrizes previstas, poderá descartá-los sem nenhum risco para hospitais e pacientes.

Contextualizando o cenário da área da saúde

O Brasil é o 8º maior mercado no mundo na área, com mais de 6.000 hospitais e 596 mil leitos e segundo recente pesquisa realizada pela redação do E-Commerce News o setor de saúde cresceu cerca de 17% em 2018.

Prontuários Médicos: Documentos e Hospitais

Sabemos que hospitais produzem papéis de toda natureza, tais como: documentos de planos de saúde, contas médicas, dossiê de pacientes e etc. Estes documentos, em grande quantidade, precisam ser armazenados adequadamente em algum lugar, certo? Claro. Mas o que acontece é que, geralmente, o espaço destinado para arquivar tais documentos acaba ocupando áreas que poderiam ser utilizadas pra as atividades fim do hospital, por exemplo.

Há ainda o risco sanitário e o risco de incêndio que um arquivo mal instalado traz. O resultado disso? Pouca segurança e organização nos documentos arquivados e falta de otimização de um espaço que poderia ser de uso hospitalar de fato.
Além da guarda desses documentos, vale a reflexão sobre a importância da digitalização dos mesmos, como uma estratégia para desocupar esses espaços e ter acesso a eles de maneira fácil e rápida.

Prontuários Médicos: mudança significativa para o setor da saúde

Benefícios da Digitalização de Prontuários Médicos

As novas medidas aprovadas em lei sobre a digitalização utilizando sistema informatizado de guarda, armazenamento e o manuseio de prontuários de pacientes, trarão vários benefícios.

Vamos saber quais são eles?

  • Liberação de espaços nos hospitais
  • Modernização do atendimento dos seus clientes
  • Melhorias na gestão hospitalar e trabalho dos profissionais
  • Segurança das informações do paciente (evitando perda, extravio das informações)
  • Agilidade do atendimento dos funcionários
  • Redução de Custos
  • Redução de riscos sanitários

Como podem ver, esse cenário de mudanças na legislação revela grandes possibilidades de melhorias nas atividades dos hospitais, favorecendo toda a cadeia envolvida no processo de atendimento, modernizando o sistema documental atual e liberando espaços.

Isso representa mais segurança no armazenamento dos documentos digitais e físicos. O mundo está se tornando digital e esta nova lei só confirma essa transformação. Confira mais detalhes da lei no Diário Oficial da União.

Entenda como funciona o processo de Digitalização de Documentos em nosso site.

Prontuários Médicos: Digitalização de Documentos

Fale com um especialista e receba um diagnóstico! Assista ao meu vídeo, onde eu falo sobre as nossas soluções ➡ Assistir


Gostou? Compartilha!
Equipe Myriad Brasil

Equipe Myriad Brasil

Acreditamos que a tecnologia pode ser uma grande aliada para transformar dados em informações relevantes para o seu negócio.

CADASTRE-SE

Quer receber todas as atualizações da Myriad Brasil?
Cadastre-se para receber conteúdo rico e exclusivo!
Você pode se cancelar a sua assinatura a qualquer momento :)

PRECISA DE AJUDA?

Nós queremos conhecer melhor você e os desafios da sua empresa. Acesse nosso site e conheça todas as soluções da Myriad Brasil.
Fale com um especialista e receba um diagnóstico gratuito sobre seu negócio!